Breve Descrição

O NÚCLEO BRASÍLIA do OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES está sediado em dois campi da Universidade de Brasília (UnB), no campus Darcy Ribeiro no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU) e no campus da Faculdade UnB Planaltina. É constituído por pesquisadores vinculados à Universidade de Brasília (UnB), ao governo do Distrito Federal (GDF) e a empresas especializadas em estudos ambientais e urbanos. A experiência de seus pesquisadores é de longa data, o Núcleo Brasília, dentro da estrutura do Observatório das Metrópoles, atua principalmente na linha de análises espaciais urbano-ambientais.

O Núcleo Brasília teve sua origem a partir de estudos realizados em nível de doutorado, de seu coordenador prof. Rômulo Ribeiro, na temática de dispersão urbana e exclusão socioespacial apresentados no Observatório das Metrópoles em 2006. Com o interesse do Observatório das Metrópoles nesses estudos, os laços com os pesquisadores do PPG-FAU se estreitaram. Em 2009 houve o convite formal para o ingresso do PPG-FAU na rede e desde então o Núcleo Brasília tem buscado se consolidar na área de análise espacial.

Atualmente o Núcleo Brasília possui um laboratório de estudos urbanos e ambientais no campus da Faculdade UnB Planaltina.

Também em 2009 a equipe do Núcleo Brasília ingressou no conjunto de temáticas e linhas do Projeto “Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Goiânia e Maringá. 2009-2013” (INCT/CNPq/FAPERJ - Processo 573.866/2008-2). Este projeto se desenvolve em quatro linhas de atuação: Linha I - Metropolização, dinâmicas metropolitanas e o território nacional; Linha II - Dimensão sócio-espacial da Exclusão/Integração nas metrópoles: reprodução das desigualdades e impactos na sociabilidade urbana; Linha III - Governança Urbana, Cidadania e Gestão das Metrópoles; Linha IV - Monitoramento da realidade metropolitana e desenvolvimento institucional.

Os pesquisadores do Núcleo Brasília que integram o Observatório das Metrópoles estão envolvidos em estudos na Linha II ‐ Dimensão sócio‐espacial da Exclusão/Integração nas metrópoles: reprodução das desigualdades e impactos na sociabilidade urbana do INCT/CNPq/FAPERJ, desenvolvendo atividades consoantes ao projeto ao qual aderiram, em níveis diferenciados de envolvimento: coordenação de projeto; membro integrante de um ou mais projetos; com estudos específicos sobre a Brasília e sua RIDE.

Coordenadores:

Prof. Dr. Rômulo José da Costa Ribeiro - Coordenador do Núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). 

Geólogo (UnB, 1999), mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB, 2003), doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB, 2008). Professor Adjunto III da Universidade de Brasília, atua no curso de graduação em Gestão Ambiental e Ciências Naturais e no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais, no campus Faculdade UnB Planaltina (FUP). Também atua no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU), da Faculdade de Arquitetura e urbanismo no Campus Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, meio ambiente, planejamento espacial e sensoriamento remoto. Pesquisador do grupo DIMPU.

Prof. Dr. Frederico de Holanda - Coordenador do Núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ).

Arquiteto (UFPE, 1966), PhD em Arquitetura (Universidade de Londres, 1997). Trabalhou na Companhia Hidroelétrica da Boa Esperança (Maranhão, 1967-1969) e no Escritório Wit-Olaf Prochnik (Rio de Janeiro, 1969-1971). Professor Titular do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, onde trabalha desde 1972.  (Mais em http://www.fredericodeholanda.com.br.) Investiga relações entre configuração da arquitetura e uso dos espaços pelas categorias sociais (classes, gêneros, gerações), nas edificações e na cidade. Recebeu: Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional ANPUR) na Categoria Tese de Doutorado para trabalhos concluídos no biênio 1996/1997 (1998); Prêmio Destaque em Pesquisa conferido pela Universidade de Brasília ao melhor pesquisador do ano na Área de Humanidades, na categoria com menos de dez anos de doutorado concluído (2007). Livros publicados: O espaço de Exceção, baseado em sua tese de doutorado (Edunb, 2002); Arquitetura e Urbanidade, como organizador (ProEditores Associados Ltda, 2003; 2ª Edição, FRBH, 2011); Brasília: cidade moderna, cidade eterna (FAU/UnB, 2010), pelo qual recebeu o prêmio ANPARQ 2010 (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) na categoria Livro texto integral - Menção Honrosa; o livro bilíngue (português/inglês) Oscar Niemeyer: de vidro e concreto / of glass and concrete (FRBH, 2011); o e-book Exceptional Space (em inglês), baseado em sua tese de doutorado (FRBH, 2011). Em 2010 fundou uma editora para publicar obras sobre arquitetura (FRBH Edições). Coordena o Grupo de Pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização (http://www.unb.br/fau/dimpu/), Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq). Consultor de agências de fomento (p.ex. CAPES e CNPq). Pesquisador 1A do CNPq.

Pesquisadores:

Prof. Dr. Aldo Paviani - Graduado em Geografia e História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1958), Livre Docente/doutor pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (1977). Tese: Mobilidade Intra-Urbana e Organização Espacial: o Caso de Brasília, Brasília (1976), Orientador: Aldo Paviani. Professor Emérito da UnB (2004); Cidadão Honorário de Brasília (1999). É professor titular - aposentado da Universidade de Brasília e Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e do Departamento de Geografia da UnB. Ex-diretor do Instituto de Ciências Humanas da UnB.Ex-diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. Fundou e organizou diversas coletâneas na Coleção Brasília - Editora UnB. Organizador das obras: Brasília, Ideologia e Realidade, Ed. Projeto/CNPq (1985); Urbanização e Metropolização - A Gestão dos Conflitos em Brasília (1987); Brasília: A Metrópole em Crise (1989); A Conquista da Cidade (1991) e Brasília: Moradia e Exclusão (1996), Brasília - Gestão Urbana: Conflitos e Cidadania (1999), publicados pela Editora Universidade de Brasília. Coorganizador da coletânea Brasília Controvérsias Ambientais (2003) Coorganizador da coletânea Brasília: Dimensões da Violência Urbana. Ed. UnB (2005). Coorganizador de Brasília 50 anos: da Capital a Metrópole (Editora UnB, no prelo); co-organizador da coletânea Planejamento e Urbanismo na atualidade brasileira (2013). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanizacão em Brasilia, gestão do território, planejamento urbano, exclusão socioespacial e emprego/desemprego em áreas metropolitanas; mobilidade socioespacial metropolitana.

Profa. Dra. Gabriela de Souza TenorioArquiteta (1993) e mestre (2000) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU da Universidade de Brasília/UnB. Doutora (2012), pela FAU/UnB, sob a orientação do Prof. Dr. Frederico de Holanda, tendo sua tese recebido menção honrosa no Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/ANPARQ 2012. É professora adjunta da Universidade de Brasília, em regime de dedicação exclusiva, lotada no Departamento de Projeto, Expressão e Representação. Possui atuação nas seguintes áreas: ensino de graduação (Projeto de Urbanismo, Avaliação de Pós-ocupação de Espaços Públicos, Trabalho Final de Graduação, Ensaio Teórico); ensino de pós-graduação lato sensu (coordenação de curso de especialização a distância) e administração acadêmica (coordenação de extensão e graduação). Possui prêmios em concursos nacionais de urbanismo. Seus principais interesses são: uso, apropriação e desenho de espaços públicos, centralidades urbanas e intervenções em áreas consolidadas.

 

Prof. Dr. Gustavo Macedo de Mello BaptistaProfessor Adjunto IV do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares CEAM/UnB. Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília (1994), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais - Habilitação Geografia pela União Pioneira de Integração Social Faculdades Integradas (2009), especialização em Inteligência de Futuro: Prospectiva, Estratégia e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (2015), mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2001). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e em Avaliação Ambiental. Pesquisador do Núcleo Brasília do INTC Observatório das Metrópoles.

Prof. Dr. Valério Augusto Soares de Medeiros - Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2006), com período de estágio na University College London (2006). Realizou pós-doutorado no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é Pesquisador Colaborador Pleno do PPG/FAU/UnB, Professor do Centro Universitário Unieuro e Analista Legislativo (Atribuição Arquiteto) da Câmara dos Deputados. Artigos derivados do seu trabalho final de graduação foram premiados no ?Space Syntax Summer Exhibition? (University College London, Londres - Inglaterra) e no ?Prêmio GISBRASIL de Incentivo: da Pesquisa para a Prática? (2ª Mostra do Talento Científico, Curitiba - PR). Sua tese de doutorado (Urbis Brasiliae, 1997) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses (2007) e o livro derivado do estudo - Urbis Brasiliae: o Labirinto das Cidades Brasileiras (EdUnB, 2013) - foi finalista do 56o. Prêmio Jabuti (CBL, Categoria Arquitetura e Urbanismo). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: configuração e morfologia urbana, sintaxe espacial, sistemas de informação geográfica, mobilidade, história urbana e patrimônio arquitetural remanescente.

  • facebook
  • w-tbird

© 2012 por Núcleo Brasília

Visite-nos

Av. Nossa Senhora de Fátima, Área Universitária nº1, Faculdade UnB Planaltina, Planaltina, DF

Telefone

T: +55 61 3107-8029