Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos da Região do Norte do Estado do Mato Grosso - RADIS-MT/FUP-UnB

Este projeto está voltado para regularização ambiental de 81 assentamentos de reforma agrária situados em 29 municípios do norte do Estado do Mato Grosso, por meio da inscrição dos lotes e assentamentos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), possibilitando o desenvolvimento de diagnóstico e de planos de recuperação das áreas de preservação permanentes degradadas, com fornecimento de mudas produzidas nos viveiros implantados nos municípios atendidos. Avaliar os sistemas de produção existentes, a partir da aplicação do diagnóstico de sistemas agrários, possibilitando informações para analise da realidade existente e projetando o fortalecimento da base produtiva.

Assim, pretende-se aperfeiçoar técnicas já existentes para diagnóstico ambiental e elaboração de planos de recuperação de área degrada, por meio de estudos acadêmicos envolvendo doutorado, mestrado e graduação, de forma a compor um novo quadro conceitual-técnico além de contribuir com o contínuo aperfeiçoamento de pessoal, por meio de pós-graduação.

A participação do Núcleo Brasília do projeto RADIS-MT está focada na área de geotecnologia, no acompanhamento da geração de dados espaciais para as equipes de campo, análise dos dados de campo, disponibilização para acesso aos dados espaciais. Abaixo tem-se a localização dos assentamentos da 1a. fase do projeto, já com os dados de desmatamento até 2008 e após 2008.

Projeto RADIS-MT/FUP-UnB

Os Graficos abaixo foram gerados pelo programa Tableau, que permite a geração de gráficos interativos, de forma que o usuário possa ter maior acesso à informação.

Por exemplo, se clicar em qualquer ano, somente este ficará destacado para todos os municípios, assim, é possível visualizar a situação de desmatamento em um ano específico para todos os municípios.

  • facebook
  • w-tbird

© 2012 por Núcleo Brasília

Visite-nos

Av. Nossa Senhora de Fátima, Área Universitária nº1, Faculdade UnB Planaltina, Planaltina, DF

Telefone

T: +55 61 3107-8029