Difusão Científica – Um dos Grandes Papeis do Observatório das Metrópoles

A Rede INCT Observatório das Metrópoles lançou via boletim semanal, no dia 17 de fevereiro de 2016, a ação de difusão científica “70 livros para download”.

 

A iniciativa obteve grande êxito e alcançou números impressionantes no site do Observatório das Metrópoles.

 

Foram mais de 1 milhão de 240 mil downloads no período de Fevereiro a Abril de 2016 – incluindo os acessos aos Livros no site principal (observatoriodasmetropoles.net) e no site da Coleção “Metrópoles: transformações na ordem urbana”.

 

Sobre a coleção, os números também impressionam. Segundo o levantamento realizado pelo programador Arthur Molina no servidor do site, foram um pouco mais de 585 mil downloads para a coleção “Metrópoles: transformações na ordem urbana” (Fevereiro a Abril de 2016).

 

LIVROS OBSERVATÓRIO

PDFs
Fev/2016 – 501.030
Mar/2016 – 416.346
Abr/2016 – 323.994

TOTAL = 1.241.370 downloads

 

EPubs
Fev/2016 – 3.908
Mar/2016 – 4.584
Abr/2016 – 2.496

TOTAL = 10.988 downloads

 

COLEÇÃO “METRÓPOLES: TRANSFORMAÇÕES NA ORDEM URBANA”
Orderm Urbana PDFs
Fev/2016 – 224.223
Mar/2016 – 186.585
Abr/2016 – 174.273

TOTAL = 585.081 downloads

Orderm Urbana EPUBs
Fev/2016 – 753
Mar/2016 – 1.201
Abr/2016 – 644

TOTAL = 2.598 downloads

 

Esta é  a quantidade de downloads por mês de todos os PDFs e Epubs

 

O Observatório das Metrópoles também vem divulgando sua produção nas Redes Sociais. Atualmente, a página do Facebook alcançou a marca de 14 mil seguidores – um número importante para a nossa rede.

 

Facebook: 14 mil seguidores 

Twitter: 2840 seguidores

 

Esses números demonstram a importância da produção científica do INCT Observatório das Metrópoles, bem como sua influência no debate público quando o tema diz respeito ao planejamento urbano e gestão das metrópoles brasileiras.

 

Observatório das Metrópoles 

disponibiliza 70 livros para download

 

 

A Rede INCT Observatório das Metrópoles disponibiliza mais de 70 livros para download com o objetivo de dar continuidade à sua política de difusão científica com o compartilhamento amplo e gratuito de toda a sua produção de conhecimento.

 

As publicações fazem parte da trajetória da rede de pesquisadores e seu compromisso com o desenvolvimento metropolitano brasileiro, especialmente os resultados do quinquênio 2009-2014 no qual o Observatório passou a integrar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq/MCT&I). Os livros tratam de temas como dinâmicas de metropolização, organização social do território, desigualdade social e segregação urbana, megaeventos, governança urbana e cidadania.

 

O Observatório das Metrópoles constitui um grupo nacional de instituições que realiza Pesquisa em Rede, comparativa e multidisciplinar, sobre os impactos metropolitanos da mudança de modelo de desenvolvimento. Sob a coordenação geral do IPPUR/UFRJ, o Observatório reúne cerca de 115 pesquisadores principais integrantes de 50 instituições dos campos: universitário (54 programas de pós-graduação), governamental e não-governamental.

 

As instituições reunidas no Observatório das Metrópoles vêm pesquisando de maneira sistemática as 15 principais metrópoles brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém, Brasília, Vitória, Baixada Santista e a aglomeração urbana de Maringá.

 

Desde 2009, o Observatório integra o Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) e busca ser uma rede plurinstitucional e pluridisciplinar que procura aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a missão social de realizar e promover atividades que possam influenciar as decisões dos atores que atuam no campo da política pública, tanto na esfera do governo, como da sociedade civil.

 

Ao longo da sua trajetória a Rede Observatório das Metrópoles já publicou cerca de 120 livros, resultado dos seus esforços para fortalecer os estudos metropolitanos e o e o debate sobre o papel das metrópoles brasileiras para o desenvolvimento nacional. Nos últimos anos a nossa rede vem reforçando sua política de difusão científica, compartilhando suas publicações em formato PDF ou E-BOOK para o público geral.

 

Agora a Rede INCT Observatório das Metrópoles oferece uma compilação de 70 livros para download gratuito – as publicações tratam de temas fundamentais para o planejamento e gestão dos grandes centros urbanos do Brasil – tais como dinâmicas de metropolização, organização social do território – políticas habitacionais, mobilidade urbana, saneamento básico; desigualdade social e segregação urbana – bem-estar urbano, desigualdades escolares e segregação residencial; megaeventos, governança urbana e cidadania.

Acesse no link a seguir a Lista dos 70 Livros do Observatório das Metrópoles

Please reload

Posts Em Destaque

China Actually Built That Crazy Traffic-Straddling Bus

August 4, 2016

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags